Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Nelma Boppré
Por: Nelma Boppré, 28 de abril de 2025

Um Natal Memorável.

Esta história contém:

Um Natal Memorável.

Um Memorável Natal e a Tristeza da Maternidade Infantil Trucidada. Além de ser minha prima, Marlene era ainda, a minha melhor amiga, bem como o seu irmão André .

Festejávamos o Natal de 1959. Muitas crianças ganhavam presentes da CSN, conforme critérios adotados pela assistência social daquela empresa. Todos os pais escondiam os presentes até chegar o grande dia; era uma praxe em nossa comunidade. Não me lembro de quem quer que fosse quebrando a surpresa e os encantos desse dia. Depois do dia de natal é que misturávamos os brinquedos e todos ficavam conhecendo os presentes uns dos outros, brincando e analisando; era uma interação que acontecia com naturalidade. Era costume na tarde de natal minhas tias, irmãs de minha mãe, e cunhadas, reunirem-se lá em casa para tomar café. Aquele café era tradicional; elas não faltavam e, às vezes, levavam um ou doisfilhos, porém não vinham todos, somente os pequeninos de colo ainda lactentes.=

Era sempre assim: um no colo; um ainda pequeno e outro já no ventre. Coitadas já tinham passado uma trabalheira no natal e queriam descansar. Nesse dia elas não faltavam lá em casa. Nossa mãe caprichava na mesa e nos \\\"comes e bebes\\\". Aquela mesa com toalha de natal, toda engomada, as xícaras e pratinhos com bordas douradas tornavam a mesa ainda mais bonita; sem contar as coisas deliciosas como: caçarola italiana, pastéizinhos, empadinhas, etc; e o bolo grande que chamavam de torta, feita pelas habilidosas mãos de Dona Alba Medeiros, excelente doceira.

Costumeiramente, em épocas natalinas, nossa mãe encomendava essa torta e lembro dela escolhendo os recheios: ameixa seca com coco ralado; noutra camada amendoim torrado com leite condensado cozido - naquele tempo ainda não existia o pronto da Nestlé - e a cobertura também com leite condensado cozido salpicado de coco natural.

O natal de 1959 foi marcante; eu ganhara mais um afilhadinho que só iria conhecer no dia 26: era o boneco que minha...

Continuar leitura
Palavras-chave: natal, memorianatal
Fechar

Picando lenha.

Dados da imagem Cheguei para segurar no colo ,meu afilhadinho ,meu bebezinho,porém o que vi foi minha prima ,a mãe do bebê (boneco) picando o bebezinho como se fosse lenha,no picador com um  machado.

Período:
Década 1950

Local:
Brasil / Santa Catarina / Capivari De Baixo. O Choque

Imagem de:
Nelma Boppré

História:
Um Natal Memorável.

Crédito:
O choque que toda a família presenciou e que entr

Palavras-chave:
upper(picador), lenha, upper(bebezinho), upper(afilhadinho), prima

Cheguei para segurar no colo ,meu afilhadinho ,meu bebezinho,porém o que vi foi minha prima ,a mãe do bebê (boneco) picando o bebezinho como se fosse lenha,no picador com um machado.

Bonecos Antigos.

Dados da imagem O boneco trucidado era muito parecido com esses .Só que era grande ,forte  e barrigudo .não era bonito. Mas eu,já o amava...eu era a madrinha .Porque  não deu ele pra mim ,afinal eu era a madrinha.

Período:
Década 1950

Local:
Brasil / Santa Catarina / Capivari De Baixo.

Imagem de:
Nelma Boppré

História:
Um Natal Memorável.

Crédito:
História conhecida por toda a família.

Palavras-chave:
madrinha, boneco, upper(trucidado), upper(amava)

O boneco trucidado era muito parecido com esses .Só que era grande ,forte e barrigudo .não era bonito. Mas eu,já o amava...eu era a madrinha .Porque não deu ele pra mim ,afinal eu era a madrinha.

Complementos

Xuxa canta e fala no Jesus Salvador !

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

UM PRESENTE DE DEUS
Texto

Helena da Rosa

UM PRESENTE DE DEUS
Histórias do Natal
Texto

Maria Cristina Hennes

Histórias do Natal
PRESENTE DE NATAL
Texto

NEODO AMBROSIO DE CASTRO

PRESENTE DE NATAL
O último natal completo
Texto

Gabriel Washington

O último natal completo
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.