Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Roberto Wagner Rocco
Por: Museu da Pessoa, 11 de agosto de 2009

Plantando uma sementinha.

Esta história contém:

Plantando uma sementinha.

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Eu me chamo Roberto Vagner Rocco, eu nasci em São Paulo, no dia seis de junho de 1965. FORMAÇÃO A minha formação é na área de administração, mas eu não exerço profissionalmente. Eu trabalho com meio ambiente, projetos ambientais e projetos socioambientais. Eu militei na questão ambiental, no movimento ambientalista, nos anos 1980 e a partir daí entendi que essa seria minha vocação natural e que me dá muito prazer. É um desafio a gente viver em um mundo com eminências de tantas catástrofes que se anunciam, como a questão do aquecimento global, a camada de ozônio, o efeito estufa e as agressões ambientais que estão desequilibrando o planeta. Para mim é um prazer e um desafio ao mesmo tempo trabalhar como ambientalista num país tão extraordinário como é o Brasil. MILITÂNCIA Eu nasci um ano depois do golpe militar, nasci em 1965, então desde garoto, com 13 anos, eu, meu irmão e alguns amigos começamos a nos envolver com a luta pela democratização do Brasil. Essa foi a primeira grande bandeira da minha vida. Logo depois eu participei da proposta de organização da sociedade em movimentos sociais. A minha primeira causa ambientalista foi exatamente essa. Nós formamos um ONG aqui no Rio chamado Os Verdes, movimento de ecologia social, que foi fundado em 1987 e a nossa luta era organizar o movimento ambientalista no estado do Rio de Janeiro. Acabamos criando a Apedema, que é Assembléia Permanente de Entidades em Defesas do Meio Ambiente do Rio de Janeiro. Há a Apedema do Rio, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, é como se fosse uma federação de ONG’s ambientalistas. Essa foi nossa primeira luta pela sensibilização da questão ambiental, que nos anos 1980 ainda era muito precária, muita gente achava que esse não era um tema relevante, por muito tempo foi um tema secundário, até hoje infelizmente do ponto de vista de políticas públicas concretas, ele ainda é...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

“A gente vive de vida”
Vídeo Texto

Ketty Margarete Valencio

“A gente vive de vida”
Texto

Fabio José Feldmann

"Seja maduro, defenda o verde"
Educação ambiental para despertar
Vídeo Texto

Ivone Amâncio Bezerra Carlos de Souza

Educação ambiental para despertar
Minha preocupação agora é a continuidade.
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.