Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Dulce Tupy Caldas
Por: Museu da Pessoa, 10 de agosto de 2009

Fé na memória.

Esta história contém:

Fé na memória.

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Eu me chamo Dulce Tupy Caldas, nasci em Campinas, São Paulo, no dia 30 de junho de 1948. Sou jornalista, escritora e pesquisadora de cultura popular, particularmente música popular brasileira. No momento, sou microempresária, dona da Tupy Comunicações, que edita o jornal O Saquá, da cidade de Saquarema, litoral norte fluminense. JORNAL O SAQUÁ Acabamos de fazer, em julho, nove anos de idade, do jornal O Saquá, o que é um recorde para um jornal pequeno, de uma província como Saquarema. Com empenho, a gente conseguiu manter esse projeto, principalmente, porque eu acreditei na mídia local, num momento em que todo mundo queria trabalhar com a mídia regional, jornais que abrangiam três ou quatro municípios. Eu disse: “Não, é o contrário”. Eu vinha de uma experiência em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, onde trabalhei em grandes jornais e revistas. Trabalhei na Revista Visão, durante sete anos e meio; trabalhei na Veja e na Isto É. Trabalhei para o Estadão e fiz algumas matérias para o caderno cultural da Folha de São Paulo. Então, eu tinha uma experiência de grande imprensa. No interior, eu observei que a gente devia trabalhar justamente no sentido contrário: era a mídia local. Eu só conseguiria penetrar naquela sociedade se trabalhasse com as questões específicas da terra, porque as pessoas já encontravam na televisão o [conteúdo] geral, matérias nacionais e internacionais. O que elas não tinham eram [informações] sobre o que acontecia no bairro ao lado. Meu jornal se caracterizou por pioneirismos, nesse aspecto de se estabelecer em Saquarema para uma mídia bastante localizada, dando informe sobre os bairros, sobre as personalidades locais, trabalhando a memória da cidade. Talvez isso tenha me levado a me jogar plenamente no projeto da Agenda 21. COMPERJ / PRIMEIRO CONTATO O meu primeiro contato com o Comperj [Complexo Petroquímico do Rio de...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.