Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 19 de agosto de 2009

Paulo Roberto de Souza

Esta história contém:

Paulo Roberto de Souza

Vídeo

Meu nome é Paulo Roberto de Souza, tenho 49 anos, nasci em 10 de julho de 1960, sou natural de Nova Friburgo, do Estado do Rio de Janeiro. Tenho trabalhado ultimamente prestando muitos serviços para a Agenda 21, tanto local, como a Agenda 21 Comperj. Eu tinha uma corretora de seguros, mas por interferência médica foi pedido gentilmente que eu largasse minha profissão por causa do stress, eu sou diabético, insulina dependente, não posso ter tantos problemas, como essa profissão me dava. Atualmente estou trabalhando com a Agenda 21 e escrevendo os projetos. Nós estamos se especializando nisso, em produzir e escrever projetos. O meu primeiro contato com a Agenda 21 se deu por conta de um cargo que eu ocupava num clube de serviço, o Rotary Club, eu era presidente do Rotary Club Nova Friburgo Imperador. Como a Agenda 21 estava pautada em cima de várias categorias de classes, o Rotary foi convidado e eu como rotariano, como presidente na época, comecei a participar e vi que era um programa muito grande e que ia ter a necessidade de vários focos, com várias visões diferentes para o mesmo assunto, a nossa cidade como é serrana, ela tem muitas particularidades que eu acho que só por vários ângulos é que a gente consegue chegar a um consenso, a Agenda 21 é em cima sempre de consenso, enquanto não se chega a uma opinião formada, nós vamos discutindo até conseguir o consenso. Isso foi em 2005, 2006. A Agenda 21 local ela já vinha desde 2003, conseguiu financiamento do Fundo Nacional do Meio Ambiente em 2006, então eu comecei a trabalhar mais ou menos nesse período, quando já havia um financiamento, uma ONG que estava trabalhando em cima da Agenda 21 Local de Nova Friburgo. Em 2007, 2008, começou a Agenda 21 do Comperj, que é a forma de relacionamento entre as cidades que vão ser impactadas pelo Polo Petroquímico e a Petrobras. Eu imagino que seja uma situação boa porque quando acontecer algum tipo de projeto a Petrobras já vai ter na...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Transformando a dor em alegria
Texto

Eduardo Cômodo Valarelli

Transformando a dor em alegria
BF_HV002
Texto

Susane Worcman

BF_HV002
O prazer de viver, trabalhar e aprender
Texto

Maria Helena Langoni Stein de Melo

O prazer de viver, trabalhar e aprender
Líbero dos projetos sociais
Vídeo Texto

Alexandre Carvalho Ferreira

Líbero dos projetos sociais
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.