Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: João Ivo Caleffi
Por: João Ivo Caleffi, 9 de dezembro de 2019

Na curva da história

Esta história contém:

De toda a história que vivi até agora, trago a alegria de ter vivido intensamente, plenamente, de ter vivido cada momento, com todo o vigor que a vida dá. Fui vivendo de acordo com meu coração, sem medo, assumindo cada desafio, cada risco, com coragem e ousadia, sem arrependimentos. Fiz o que meu coração, inteligência, sensibilidade, me pedia. Segui aquilo que a vida me apresentava, com alegria, cheio de sonho, de esperança. Parado não fiquei. Segui o ritmo do tempo, sem forçá-lo, sem retardá-lo, no seu ritmo, no seu tempo. Fui descobrindo de acordo que a vida ia me apresentando e ai fui construindo. Mas nunca fiquei sozinho. Sempre junto com minha família, minha comunidade, amigos, com minha história. Fui construindo o meu caminho no caminhar. Do meu jeito. Senti-me feliz e realizado com o que construí até aqui. Sei que não fiz esta história do nada, não fiz sozinho, tenho plena consciência disso. Desta minha história que vem de longe, que foi ai a onde a semente foi lançada, profunda, que brotou e alimenta-me até hoje, com toda a intensidade. Essa semente é eterna, vem de longe, alimenta a muitos, vai alimentar muitos que ainda virão. Tenho consciência que faço parte dela, dessa história, dessa energia boa, não sou sozinho, tenho história, um passado, antepassado, que me alimenta e possibilita construir essa história linda, que é só minha. Ela vem de longe, de um passado distante, que tem raízes profundas, que alimenta esta seiva eterna, de uma história de lutas, de alegrias, vitórias, coragem, ousadia, amor, solidariedade, esperança e sonhos. Sem esta história, este passado, eu não teria raízes, não teria construído a minha história como ela é, e é ela que alimenta-me. Por isso, tentei buscá-la até com uma certa obsessão, pois tenho consciência, que sem ela, não dava para escrever está história que vivi. Meus antepassados fazem parte de minha história, de minha identidade. É um itinerário de uma...

Continuar leitura
Palavras-chave: maringá, prefeito
Fechar

Na curva da história

Dados da imagem Na curva da história

Imagem de:
João Ivo Caleffi

História:
Na curva da história

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

NARRAR PARA NÃO ESQUECER
Texto

João Ivo Caleffi

NARRAR PARA NÃO ESQUECER
"Se está na minha mão, é porque eu sou capaz"
Vídeo Texto

Cecilia Barros de Mello Falavigna

"Se está na minha mão, é porque eu sou capaz"
Madalena - Uma mulher de fibra
Texto
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.