Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: João Ivo Caleffi
Por: João Ivo Caleffi, 9 de agosto de 2021

Madalena - Uma mulher de fibra

Esta história contém:

Madalena - Uma mulher de fibra

Falar sobre a minha mãe, Madalena Santiago Caleffi, é para mim, uma grande honra, mas é também uma grande emoção e responsabilidade. Ela é chamada carinhosamente, pelos seus sobrinhos e sobrinhas, de tia amada. Esta mulher, quase invisível, é para mim tudo de bom, que um filho pode ter, de dignidade, de luta, paciência, persistência, silêncio, que diz muito, exemplo. Madalena é uma mulher forte. Fisicamente frágil, mas só fisicamente. Ela tem uma história densa, bonita, de luta e vitórias, inacreditável. É a aparente fragilidade, que se transforma numa força e resistência sem fim. Muitas vezes no silêncio. Num amor sem fim aos filhos. Sacrificando sua própria vida por isso. Mas desistir jamais. É um exemplo. Madalena Santiago Caleffi é filha de João Santiago e Carmella Artoni Santiago, italianos. Nasceu no dia 24 de fevereiro do ano de 1932, numa cidadezinha, cidade de Dourado, no interior do estado de São Paulo. A cidade de Dourado, se localiza na região central do estado de São Paulo, interior do estado, a cinquenta quilômetros da cidade de Araraquara, também a quarenta e oito quilômetros da cidade de São Carlos e a trinta e oito quilômetros da cidade de Jaú. Sua população é basicamente formada de imigrantes italianos, como a família de minha mãe Madalena, vindos em sua maioria do sul do estado de Minas Gerais e da região central de Minas Gerais. A cidade de Dourado, viveu seu auge entre os anos 1900 a 1930, chegando a ter nestes anos cerca de 18 mil habitantes. Com a crise de 1929, houve grande redução das lavouras de café no município, além disso, a estrada de ferro que passava pela cidade de Dourado, deixou de passar por lá, parou de operar. Dourado sofreu muito com tudo isso. Com isso, muitos imigrantes deixaram o município de Dourado e foram em busca de novas oportunidades em outra localidades, em outras fronteiras. Foi o que ocorreu com a família de minha mãe Madalena. Madalena, ainda criança...

Continuar leitura
Palavras-chave: mãe, marialva, madalena, fibra, lutadora, líder
Fechar

Madalena - uma mulher de fibra

Dados da imagem Madalena - uma mulher de fibra

Período:
Ano 2021

Imagem de:
João Ivo Caleffi

História:
Madalena - Uma mulher de fibra

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.