Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Fidêncio

Memórias do Sr. Fidêncio e Dona Rosa

Esta história contém:

Dona Rosa e Sr. Fidêncio são um casal de moradores do bairro Nova Canaã, bem próximo do Jardim represa em São Bernardo do Campo.

O casal nasceu no interior de Minas Gerais. A esposa nasceu no ano de 1950 em Cumoré e o marido, em 1942 em Açucena. Dona Rosa perdeu os pais quando era bem pequena e foi adotada por uma família, que a levou para Governador Valadares. Nesta casa ela era obrigada a trabalhar muito. Foi para a escola aos 7 (sete) anos.

Fidêncio ficou no campo e como precisava ajudar os pais, só começou a estudar aos 14 anos.

Mesmo sem tempo para brincar, Fidêncio fabricava seus próprios brinquedos, usando sabugo de milho, legumes e frutas. Já Rosa nem isso podia. Um dia ela ganhou uma boneca de pano bem “pretinha” e brincava escondido a noite, quando todos na casa iam se deitar, porém a madrasta pegou Rosa brincando com a boneca e logo deu um fim a mesma.

Os dois cresceram e Fidêncio e Rosa foram morar na mesma rua. Com o tempo, se conheceram e começaram a namorar. Quando ela tinha 16 anos e ele 26 se casaram.

Em Minas Gerais tiveram 3 (três) filhos e em 1972 vieram para São Paulo, em busca de trabalho. Fidêncio trabalhou na indústria, enquanto a esposa cuidava dos filhos.

Mais tarde, tiveram mais 2 (dois) filhos e vieram morar no bairro Nova Canaã em São Bernardo do Campo.

Quando chegaram aqui na redondeza, tinha muita vegetação, poucas construções, poucos pontos de comércio, não tinha energia elétrica e as ruas não eram asfaltadas. Só havia uma escola e um posto de saúde, construído onde hoje é a BEI da EMEB Antonio dos Santos Farias, escola construída no ano de 2000.

Hoje o casal está aposentado, têm 4 (quatro) filhos pois um de seus filhos faleceu aos 21 anos de idade. E têm 5 (cinco) netos.

Neste ano completam 45 anos de casados e continuam muito felizes.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Memórias de uma professora
Texto

Doracy Citivaldi Soares

Memórias de uma professora
Dona Marina Ferreira Simão
Texto

Marina Ferreira Simão

Dona Marina Ferreira Simão
Sônia e suas memórias
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.