Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Sônia e suas memórias

Esta história contém:

Sônia e suas memórias

Vídeo

Agradecemos e dedicamos este trabalho primeiramente a nossa professora Vanessa, que nos ajudou durante todo o ano com muita dedicação, aos nossos pais por ter nos dado o privilégio da vida e a nossa entrevistada, inspetora Sônia, que nos ilumina todos os dias com sua alegria, carinho e amor.

Nascia no dia 11 de outubro na cidade de São Paulo, no bairro da Mooca, a pequena Sônia Maria Nonato.

A origem da família (uma mistura) de portugueses e espanhóis.

Na infância da menina por ter convivido com a sua avó espanhola aprendeu o idioma e fez uso durante um tempo de sua vida.

A mãe de Sônia era uma ótima costureira e seu pai metalúrgico. Por trabalharem muito ela ajudava na criação de seus irmãos mais novos.

Durante seus primeiros anos de vida, morou numa humilde casa com uma graciosa sacada na frente no bairro da Mooca.

Na casa principal residia uma senhora que tinha uma netinha. Num determinado dia a menina se pendurou na sacada ficando prestes a despencar. Sônia percebendo que a garota estava correndo perigo resolveu estender seus braços para amortecer sua queda.

Na sua pré-adolescência, a família mudou-se para o bairro de São João Clímaco, Ipiranga.

Durante os anos vividos no bairro, todos os dias esperavam a chegada do leiteiro e do padeiro. Ao terminar seu café da manhã se arrumava para ir à escola.

Um dia ao se vestir esqueceu-se de colocar a fita do cabelo que fazia parte de seu uniforme. Ao chegar à escola foi impedida de entrar por não estar com a vestimenta completa que era uma regra obrigatória.

Com medo de levar bronca de sua mãe resolveu ficar em frente à escola até o final da aula.

A garota sempre teve vontade de chupar sorvetes, porém seus pais eram muito rígidos e diziam que os sorvetes provocavam dores de garganta.

Decidiu roubar a si mesma, pegando dinheiro de seu cofre. Gastou tudo em sorvetes, mas como viu que eram muitos para ela, resolveu...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Dança entre memórias
Vídeo Texto

Simone Mattos de Alcântara Pinto

Dança entre memórias
Minéia, princesa do Egito
Vídeo Texto

Minéia Miranda Santos de Oliveira

Minéia, princesa do Egito
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.