Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Retalhos de memória de mim ....

Esta história contém:

Retalhos de memória de mim ....

Vídeos (2)

Navegue horizontalmente pra acessá-los

I – PRIMEIRA INFÂNCIA E PARTE DA ADOLESCÊNCIA (0 aos 13 anos)

Na tentativa de evocar as lembranças de um passado já distante, dividirei os registros em 3 etapas; a primeira infância e parte da adolescência, a segunda parte da adolescência a juventude e a idade adulta. Geminiana, nascida em 10 de junho, no interiorzão do Estado do Paraná, numa localidade chamada Espigão Alto. Sou mais ou menos, a filha do meio de 13 irmãos (2 morreram ao nascer e uma, aos 5 meses de idade). Meu pai trabalhava na roça, plantando o básico: milho, feijão, mandioca, batata doce e hortaliças, apenas para o consumo da família. Para comprar o que faltava: arroz, óleo, carne, café e leite - trabalhava por empreitada para outros agricultores da região. Não tínhamos luz elétrica, e nos ligávamos ao mundo por meio de um pequeno receptor, um radinho de pilha. Nosso meio de transporte, eram nossas próprias pernas, andávamos grandes distâncias a pé. Nossa diversão. Que diversão? Nem mesmo sabíamos o que era isso. O gosto pela música vinha da igreja presbiteriana, a única que tínhamos no bairro, e das modinhas de viola, ouvidas no rádio. Os 10 irmãos eram afinados. Cantávamos forte e em vozes bonitas, harmoniosamente diferenciadas. Toda criança gosta de ouvir histórias e dormir na casa das primas: Nira, Neusa e Eloina era uma grande euforia, para ouvirmos a história de Joãozinho e Maria, contada pela nossa tia. Meu pai era um homem alegre, tinha uma voz potente. Era o assador de carne e gostava de dançar nas poucas festas de que me lembro ter participado. Era também um excelente contador de causos, a beira do fogo. Mas só contava quando recebíamos visitas ou nos puxirões. Novembro e dezembro eram os meses mais alegres do ano, pois neles começavam os preparativos para a comemoração do natal. Decorávamos poesias, diálogos, peças e músicas natalinas com grande entusiasmo. Até hoje, guardo na memória, partes de um diálogo em que minha...

Continuar leitura
Fechar

Retalhos de memória de mim ....

Dados da imagem Foto da formatura do Curso de Teologia.

Período:
Ano 1973

Imagem de:
Vilma Ferreira Bueno

História:
Retalhos de memória de mim ....

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
formatura do curso de teologia isbl

Foto da formatura do Curso de Teologia.

Caminhada reflexiva

Dados da imagem Caminhada reflexiva

Período:
Ano 2008

Local:
Brasil / Santa Catarina / Florianópolis

Imagem de:
Vilma Ferreira Bueno

História:
Retalhos de memória de mim ....

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.