A Mostra Educativa de Paracatu foi encerrada no dia 25 de novembro, em um evento que celebrou as memórias, a educação e a cultura local. O encontro, realizado na Casa Kinross, reforçou a parceria entre o Museu da Pessoa e a Kinross Paracatu, que investem na valorização das histórias da comunidade.
A proposta foi para professores criarem sequências didáticas inspiradas em histórias de vida do acervo do Museu da Pessoa. Assim, a memória da cidade entrou na sala de aula. Como consequência, os estudantes aprenderam a partir de narrativas reais de moradores de Paracatu.
A professora Luanna Souto, uma das vencedoras, resumiu o sentimento dos participantes: “Muito além do prêmio, o que realmente nos emocionou foi ver a alegria contagiante dos nossos alunos, o brilho nos olhos, a torcida sincera, a vibração a cada anúncio… Cada momento mostrou que o que construímos juntos vale muito mais do que qualquer valor em dinheiro”.
🔗 Livro com as sequências didáticas vencedoras da Mostra Educativa de Paracatu

Vencedores da Mostra Educativa de Paracatu
A Mostra premiou cinco sequências didáticas. Outras doze receberam certificados pela qualidade dos materiais. Os trabalhos premiados foram:
- Sebastiana e o Tear – Tradição que Veste Nossa História
Por Renata Dias Fernandes Ulhoa. - Máscaras, Sons e Passos: Vivenciando a Cultura Quilombola
Por Luanna Souto da Silva. - Descobrindo a Cultura de um Quilombola
Por Valdirene Rodrigues de Oliveira e Diógenes de Oliveira e Souza. - Vivências, Saberes e Memórias Quilombolas
Por Diná Tavares Araújo. - Raízes que Contam Histórias — Alice e Valdivino: Vozes da Terra e da Fé
Por Gabriel Rodrigues Ribeiro e Vera Aparecida Araujo Ferreira.
Homenagem aos moradores e apresentações
Durante o evento, oito moradores entrevistados pelo Museu da Pessoa foram homenageados. Suas histórias, agora preservadas no nosso acervo digital público, representam tradições, ofícios e vivências que formam a identidade da cidade. Além disso, o público assistiu a uma apresentação de Caretagem, manifestação ancestral de origem africana com influências europeias, celebrada pelas comunidades quilombolas de Paracatu. Assim, a homenagem celebrou cada voz que compõe a memória da cidade e destacou práticas culturais que atravessam gerações.
A Mostra reforça o valor da parceria com a Kinross Paracatu no fortalecimento da educação e da cultura local. O professor Diógenes de Oliveira e Souza, também vencedor, reforçou o impacto da iniciativa: “Quero enaltecer e agradecer a vocês por terem feito um projeto que, além de pensar na cultura local, na perpetuação de nossas histórias e nas diversas formas de aprender dos nossos alunos, também pensou em nós, professores”.

Exposição com as histórias de Paracatu
A celebração continua no dia 5 de dezembro, com a inauguração de uma exposição que reúne as histórias de Paracatu colhidas para o edital. Ela ficará aberta até o final de janeiro de 2026 na Praça Firmina Santana. Dessa forma, mais visitantes poderão conhecer relatos que mostram a força da cultura e da história local.
Esse projeto é viabilizado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, com patrocínio da Kinross Paracatu, apoio da Prefeitura de Paracatu, da Fundação Municipal Casa de Cultura de Paracatu e realização do Museu da Pessoa.
Parceria entre Museu da Pessoa e Kinross Paracatu
Além da Mostra Educativa, o Museu da Pessoa e a Kinross Paracatu mantêm uma parceria longa e consistente por meio de vários projetos. Um deles é o projeto Memórias das Comunidades Quilombolas de Paracatu, que registrou histórias de vida de moradores de cinco comunidades quilombolas do município. O trabalho reuniu entrevistas, vídeos e materiais educativos, preservando tradições e fortalecendo a identidade local.
🔗Coleção de histórias “Memórias das Comunidades Quilombolas de Paracatu”
Outra ação significativa é a Casa Kinross, inaugurada em 2017: um espaço interativo de convivência e museu local que abriga um acervo histórico sobre a cidade de Paracatu — com painéis, vídeos, depoimentos orais e registros visuais construídos com apoio do Museu da Pessoa. A Casa Kinross se tornou um ponto de referência histórica e cultural, servindo como porta de entrada para a história local e como espaço de convivência comunitária.
🔗 Detalhes sobre a Casa Kinross
Mais recentemente, a parceria celebrou a cultura popular por meio da exposição Vidas em Cordel, que chegou à cidade através da Fliparacatu. A iniciativa trouxe o cordel como linguagem para valorizar vidas, memórias e identidades locais. Dessa forma, a parceria entre o Museu da Pessoa e a Kinross Paracatu reforça a importância de preservar histórias e transformar a memória em ferramenta de educação e pertencimento.