Entre os dias 15 e 17 de maio, o Museu da Pessoa lançou oficialmente sua programação para 2025, intitulada “Vidas, Vozes e Saberes em um mundo em chamas”. Ao longo de três dias, diferentes públicos participaram de atividades que incentivaram a reflexão sobre o papel das histórias de vida diante de desafios urgentes, como a crise climática, os conflitos e as transformações sociais.
O dia 16 de maio, conhecido como Dia Internacional das Histórias de Vida, teve uma intensa programação, que movimentou a Casa Museu da Pessoa, em São Paulo. Oficinas, rodas de conversa e um estúdio aberto reuniram vozes de comunidades periféricas, educadores, artistas e pesquisadores. A proposta, portanto, foi pensar coletivamente como a escuta e a memória podem abrir caminhos para a construção de futuros mais justos.

Inauguração da fachada da Casa
No dia 17 de maio, a Casa Museu recebeu o evento principal: o lançamento oficial da programação 2025. Na mesma ocasião, foi inaugurada fachada da Casa como primeiro movimento dessa programação, concebida pelo cenógrafo Marcelo Larrea. A inspiração veio do biocentrismo, filosofia que coloca a vida — humana ou não humana — no centro das decisões.
A programação da manhã foi marcada por momentos de emoção e poesia. Houve declamação de cordéis por Jonas Samaúma, Lucélia Borges e Marco Haurélio. Em seguida, o cantor Marcelo Jeneci realizou um pocket show que emocionou o público presente.

O evento contou com falas de Karen Worcman, diretora do Museu da Pessoa, e da Mãe Carmen de Oxum, representante dos entrevistados da exposição Vida, Morte, Fé. Estiveram presentes também lideranças do Ministério da Cultura, do Museu dos Povos Indígenas e de patrocinadores como 3M, Mercado Livre e Petrobras — esta última, patrocinadora oficial da programação 2025 e principal viabilizadora das ações do museu para o próximo ano.
Mais do que um lançamento, esses três dias foram um convite para conhecer por dentro o trabalho do Museu da Pessoa. Há mais de três décadas, o Museu transforma histórias de vida em um acervo público e digital, disponível para todos.









Crédito das fotos: Adriano Escanhuela
Programação 2025
Em 2025, o Museu da Pessoa reafirma seu compromisso com a memória, a diversidade e a reflexão sobre os desafios do mundo contemporâneo com sua Programação. Exposições, mostras audiovisuais e projetos educativos fazem parte dessa trajetória, ampliando o diálogo e valorizando as histórias de vida como ferramentas de transformação social. Acompanhe nossas ações ao longo do ano e participe dessa jornada!
📌 Programação completa