Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: luiz dalanhol
Por: luiz dalanhol, 11 de agosto de 2025

Vida Indomável

Esta história contém:

trechos do meu próximo livro \\\" Vida indomável \\\" Mulheres da minha vida.

Uma autobiografia baseado em fatos reais.

Genôva, Italia 1982

Cheguei nessa cidade portuária para esperar por uma semana meu navio que me traria de volta ao Brasil. Consegui a passagem através da embaixada do Brasil em Paris, França. Nessa época o Brasil pagava passagem como reinpatrio consular para quem não tivesse dinheiro para pagar uma passagem de avião ou navio. fui pra Genôva na certeza que iria embarcar em algum navio cargueiro, teria de ir descascando batata na cozinha até chegar em casa. Pra minha surpresa, era um navio de cruzeiro, o maior da época: Eugênio C Costa Linea. Tudo pago: passagem, café da manhã, almoço e janta. Só não incluía bebidas. No navio shows e bailes todas as noites. Na primeira noite conheci a Rose, que estava voltando pra Buenos Aires depois de merecidas férias. Estava ela e sua mãe. Um italiano que estava vindo morar no Brasil, Giussepe ficou com a mãe. Dancei com as duas enquanto durou o baile. Cada cabine do navio comportava dois passageiros. A mãe da Rose foi pra cabine do Giussepe e eu pra cabine da Rose. Seriam dez dias de viagem de Genôva até o Brasil. Parecia sermos recém casados pois íamos em todos os lugares juntos; refeições, piscina o dia todo, cinema a tarde. O navio era uma mini cidade, até missa tinha pela manhã. Foi uma viagem inesquecível com toda certeza. Fantástica pra resumir. Mas, ai, chegou o dia da verdade ou a hora da verdade, do desembarque em santos. Me chamou pra ir com ela até Buenos Aires e passar um tempo lá mas, como eu já havia estado lá e estava com pouco dinheiro não quis arriscar. Precisava desembarcar e ir pra capital procurar emprego. Foi complicado a despedida pois foram os dez dias mais felizes da minha vida. Tive muitos momentos bons em minha vida mas esse marcou para sempre. Continuamos nos escrevendo e depois de 2 anos ela veio com a mãe a sampa passar suas férias e...

Continuar leitura
Palavras-chave: trechos do meu próximo livro \\\\\\\\ vida indomável \\\\\\\\ mulheres da minha vida.\\\\\\\\r\\\\\\\\numa autobiografia baseado em fatos reais.\\\\\\\\r\\\\\\\\ngenôva, italia 1982\\\\\\\\r\\\\\\\\ncheguei nessa cidade portuária para esperar por uma semana meu navio que me traria de volta ao brasil. consegui a passagem através da embaixada do brasil em paris, frança. nessa época o brasil pagava passagem como reinpatrio consular para quem não tivesse dinheiro para pagar uma passagem de avião ou navio. fui pra genôva na certeza que iria embarcar em algum navio cargueiro, teria de ir descascando batata na cozinha até chegar em casa. pra minha surpresa, era um navio de cruzeiro, o maior da época: eugênio c costa linea. tudo pago: passagem, café da manhã, almoço e janta. só não incluía bebidas. no navio shows e bailes todas as noites. na primeira noite conheci a rose, que estava voltando pra buenos aires depois de merecidas férias. estava ela e sua mãe. um italiano que estava vindo morar no brasil, giussepe ficou com a mãe. dancei com as duas enquanto durou o baile. cada cabine do navio comportava dois passageiros. a mãe da rose foi pra cabine do giussepe e eu pra cabine da rose. seriam dez dias de viagem de genôva até o brasil. parecia sermos recém casados pois íamos em todos os lugares juntos; refeições, piscina o dia todo, cinema a tarde. o navio era uma mini cidade, até missa tinha pela manhã. foi uma viagem inesquecível com toda certeza. fantástica pra resumir. mas, ai, chegou o dia da verdade ou a hora da verdade, do desembarque em santos. me chamou pra ir com ela até buenos aires e passar um tempo lá mas, como eu já havia estado lá e estava com pouco dinheiro não quis arriscar. precisava desembarcar e ir pra capital procurar emprego. foi complicado a despedida pois foram os dez dias mais felizes da minha vida. tive muitos momentos bons em minha vida mas esse marcou para sempre. continuamos nos escrevendo e depois de 2 anos ela veio com a mãe a sampa passar suas férias e conhecer a cidade ai pudemos ficar juntos mais uma semana. depois disso achei melhor cortar a relação pois eu já estava enturmado na noite de sampa. não iria tomar o tempo dela e até sugeria ela encontrar alguém em sua cidade, casar e ter filhos como todas as famílias fazem. hoje pensando, com toda a certeza deve ter encontrado alguém, deve estar casada e feliz. isso que mais desejo do fundo do meu coração pois pessoas boas merecem ser felizes.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Trazendo a cultura do café para a Amazônia
Vídeo Texto
Café sempre
Vídeo Texto

Silvano Bonjiovanni

Café sempre
Interesse pela história de si e de todos
Vídeo Texto
A vida da gente teve muitas passagens
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.