Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Ana Cristina Dubeux Dourado, 16 de agosto de 2025

Uma apaixonada pelas histórias e pela literatura

Esta história contém:

Uma apaixonada pelas histórias e pela literatura

Vídeo

Olá meu nome é Ana eu nasci em Recife minha primeira experiência com depoimentos orais foi fazer um livro um livro que conta a história de Brasília Teimosa eu conversei com a história a partir da sua história e durante 20 anos atualizado nas escolas de Brasília Teimosa não somente nesse momento mas desde sempre eu me apaixonei pela educação educação popular educação e pela pelos livros Então hoje além de ser professora formada em história história letras doutorado em Literatura e Sou professora do nome da cidade mas o que eu gosto mais de fazer é falar sobre literatura fotos com pessoas bem mais velha eu tenho de três até 78 anos e nessa minha vida de passar meus alunos a paixão pela leitura é onde encontro mais prazer eu tô com outras pessoas falando sobre negros falando sobre o que as pessoas escrevem as histórias que as pessoas contam histórias orais também como também histórias escritas para todas as idades isso vai me mostrando que na vida a gente precisa ter a gente precisa ter livros A gente precisa ter conta que nessa exposição sobre a vidas em cordel no Pernambuco onde o Cordel é tão forte e onde o museu da pessoa encontrou uma forma tão linda e transformar em escrevendo histórias de pessoas que são tão importantes para nossa cultura é uma emoção eu queria compartilhar com você Eu tô muito emocionada Quantas palavras imagens e poesias compartilhadas de informação também para cá para contar suas histórias e as histórias que foram transformadas em cordel e com certeza que isso vai trazer mais beleza da poesia para braço e vem assistir a exposição de cordel vida

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.