Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Rosa Mara Proença
Por: Museu da Pessoa, 2 de março de 2007

"Ótimo saber que eu estou fazendo parte dessa história."

Esta história contém:

"Ótimo saber que eu estou fazendo parte dessa história."

Vídeo

O meu nome é Rosa Mara. Eu trabalho no Controle e Gestão. Tenho 55 anos e 27 anos e cinco meses de empresa. Eu nasci numa cidade do interior, em Uruguaiana. Com 10,12 anos eu vim para Santa Maria e depois de Santa Maria, ao casar, eu vim para Canoas.

A história com a Petrobras é antiga. Eu era adolescente, em Santa Maria, e a professora pediu para fazer um trabalho sobre petróleo. Eu geralmente gostava de fazer o melhor, sempre tirei notas boas, nunca rodei. Eu escrevi para a Petrobras, acho que eu tinha uns 13, 14 anos, pedindo informações. Para a minha surpresa, eu recebi envelopes com catálogos, petróleo, produto, a história da Refap, etc. Então, assim começou uma admiração muito de menina, eu não sabia nem o que era uma refinaria. A comunicação da Refap me mandou aqueles catálogos e eu tirei a melhor nota da sala de aula. Era tudo ilustrado, foi muito bom. O ingresso foi assim: ao casar, eu vim morar em Canoas. Eu sempre gostei de trabalhar, o meu esposo já me conheceu trabalhando, então, eu comecei a fazer concursos. Eu fiz os concursos da Caixa, da Petrobras, do Banco do Brasil, do Banco Central. Eu falei comigo mesma: “O primeiro que me chamar, eu vou.” A Petrobras foi a primeira a me chamar e eu estou aqui. Eu fiz o concurso em 1978. Eu esperei um pouco de tempo, mas eu fiz em 1978 e ingressei em 1979.

Eu trabalhei sempre aqui dentro da Refap, mas passei por vários cenários, desde a automação de escritórios, a automação de documentação. Trabalhei uns 10 anos em secretaria, mas eu sempre queria conhecer mais, conhecer mais, conhecer mais. Então, eu já estive em vários setores e sempre fui progredindo. Hoje eu estou no Controle e Gestão.

Eu coordeno com o meu chefe a parte de indicadores. A gente tem um sistema; o pessoal coloca as informações e a gente vê o andamento do sistema. Tem a parte da TI também que nos ajuda, mas eu sou da parte da informação. Se a informação não está correta, muitas vezes a pessoa...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.