Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 23 de outubro de 2014

Os meus guardados foram embora

Esta história contém:

Os meus guardados foram embora

Vídeos (2)

Navegue horizontalmente pra acessá-los

Meu nome completo no RG é Maria José da Silva Aguiar. Mas eu fui criada como Rosa. Eu nasci em Permanbuco, numa cidadezinha do interior chamada Timbaúba. Vim para São Paulo pequenininha e abracei São Paulo. Eu me considero cidadã mesmo, paulistana, aqui de São Paulo, mesmo. Eu nasci 23 de setembro de 1960 e me registraram como 23 de dezembro. Quando eu nasci, eu nasci com o cordão umbilical, quem nasce com o cordão umbilical naquela época, tinha que colocar Maria José. Daí foi, como era uma boneca, vovó, daí me colocou que eu parecia uma rosa. Para todos os meus amigos, é Rosa. Na escola é Rosa e assim vai. Então, eu fui criada como Rosa. Eu não coloquei em mim esse apelido, mas eu fui criada assim. Então, Maria José, quando me chamam, dependendo só o Aguiar é que me toca que sou eu. Minha mãe é Elisa Maria da Silva, meu pai é José Herculano da Silva. A minha avó é Severina. A minha mãe era dona de casa, o meu pai eu não sei se trabalhava em lavoura. Eu acho que na época, deveria trabalhar em cana. Eu tenho impressão que é isso, trabalhava em cana e a minha mãe era em casa, mesmo. Porque eu era muito pequena quando eu sai de lá. Eu não fui criada também com os meus pais verdadeiros. Eu fui criada por outras famílias. Minha mãe me deu quando eu era pequena. Ainda essa pessoa que me criou que me levava, porque senão, eu não tinha nem conhecido pai, mãe, porque eu saí pequena de lá. Eram muitos filhos, 15 filhos. Essa pessoa que me criou eu chamava ela de tia, ela faleceu nos meus braços também, o Senhor! O nome dela era Dona Odila, ela faleceu. Estava esperando só eu para chegar, que o médico tinha liberado. Eu cheguei, conversei um pouquinho, ela olhou pra mim, apertou a minha mão, a gente começa a chamar médico: “Doutor, doutor?”, mas Deus a levou. Tem quatro meses que ela faleceu.

O meu pai estava morando aqui em São Paulo e nós, com a minha mãe, estávamos em Pernambuco. E o meu irmão mais velho...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.