Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Michelle Nunes do Amaral, 11 de dezembro de 2025

Orgulho de ser nordestina

Esta história contém:

Orgulho de ser nordestina

Vídeo

Olá sou Michele Nunes do Amaral nascida em Jaboatão dos Guararapes Tenho 44 anos de idade Sou professora por vocação e por escolha amo que faço amo a escola pública amo a minha profissão sou mãe de um menino chamado Gabriel do Amaral nascida em Recife e amo essa terra que é o Recife Recife que eu tanto amo apesar de ser Jaboatão dance mas Ele carrega algo especial em sua sponte em sua história em suas belas paisagens praças amo passear pelo Recife com meu filho foi no Recife que eu conheci minhas origens minha cultura arte museus é tão bom estar aqui novamente no museu do Cais do Sertão e apreciar essa exposição vidas em cordel pois o Cordel e ele traduz um pouco da cultura nordestina desse povo tão sofrido que é o do Sertão o povo nordestino ele luta dia por dia não só pela sua sobrevivência de cada dia mas ele luta por condições melhores de de saúde ele luta por condições melhores de vida e luta por igualdade ele luta por ocupar o seu espaço no mercado de trabalho vejo muita muito preconceito com quem é nordestino Mas eu só digo uma coisa quem nasceu no Nordeste é que sabe o valor de sua cultura de suas origens de suas raízes então jamais me envergonharei das minhas origens são nordestina sim sou grata a Deus por mais tempo no nordeste nesta terra tão amada tão querida amo o meu Nordeste amo Pernambuco amo amo Jaboatão dos Guararapes e amo o meu Recife

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Marcondi de Oliveira Lima
Vídeo Texto

Marcondi de Oliveira Lima

Marcondi de Oliveira Lima
"Nos campos, é o cangaceiro ou o vaqueiro da Petrobras."
Vídeo Texto

Antônio Kyldelmir Dantas de Oliveirra

"Nos campos, é o cangaceiro ou o vaqueiro da Petrobras."
“Nada cai do céu”
Vídeo Texto

Kauê da Silva Carneiro

“Nada cai do céu”
"O grande desafio... é o extra-muros"
Vídeo Texto

Ivan Dantas Mesquita Martins

"O grande desafio... é o extra-muros"

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.