Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 25 de outubro de 2006

O pesquisador do povo brasileiro

Esta história contém:

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memória Dieese 50 Anos

Realização Instituto Museu da Pessoa

Entrevista de Pedro Paulo Martoni Branco

Entrevistado por Carolina Ruy e Marcelo Fonseca

São Paulo, 25 de outubro de 2006

Código: DIEESE_TM025

Transcrito por Maria da Conceição Amaral da Silva

Revisado por Luana Baldivia Gomes

P/1 – Eu queria que você começasse falando o seu nome completo, o local e data de nascimento.

R – Pedro Paulo Martoni Branco, Bauru, Estado de São Paulo. no dia seis de janeiro de 1950. Dia de Reis.

P/1 – Pedro Paulo, qual a sua formação?

R – Eu sou economista.

P/1 – Você se formou em que época, em que ano?

R – Eu me formei na metade dos anos 1970 na Universidade de São Paulo. Eu fiz Engenharia também, entre o final dos 1960 e 1973. Depois disso eu me pós-graduei em Economia, História e Ciências Sociais. E persisti em algumas atividades acadêmicas pesquisando temas ligados às questões do desenvolvimento urbano, da favelização, da cristalização da miséria em territórios urbanos. Exclusão social. Isso me aproximou do Dieese [Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos].

P/1 – Antes, assim, vou retomar um pouquinho. Que é que te despertou interesse? Você teve alguma influência da sua família, ou amigos que tenham o levado para essa área? Por que é que você buscou esse tipo de estudo e trabalho?

R – Olha, eu sou de uma família de classe média do interior do Estado de São Paulo. O meu pai era funcionário de carreira do Banco do Brasil. Ele teve origens muito pobres. E teve imensas dificuldades para poder ascender até conseguir se escolarizar e disputar concursos públicos. Ingressar no Banco do Brasil, que dava a ele uma condição material muito razoável para poder se dedicar, permitir que os filhos pudessem estudar. Ter uma boa orientação no sentido de escolherem ao seu alvitre a trajetória que melhor lhes interessasse. E eu convivi muito com os livros. O meu pai se dedicou muito a...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Chico em ação
Texto

Francisco José Couceiro de Oliveira

Chico em ação
Vinte anos de pesquisas e engajamento político
Vídeo Texto

Sérgio Eduardo Arbulu Mendonça

Vinte anos de pesquisas e engajamento político
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.