Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 14 de agosto de 2009

Vou trabalhar com a sociedade.

Esta história contém:

Vou trabalhar com a sociedade.

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome completo é Ninon Machado Faria Leme Franco. Mas sou conhecida profissionalmente como Ninon Machado. Sou carioca. Nasci no Rio de Janeiro em três de abril de 1944. FORMAÇÃO / ATUAÇÃO Eu sou formada em Direito, bacharel em Direito. Depois fiz meu doutorado em Direito Público, especialização em Políticas Públicas. Atuei durante muito tempo no setor público como advogada, membro da Advocacia Geral da União como procuradora federal. E quando eu me aposentei eu tive convite do meu antigo escritório, que é um grande escritório de advocacia, para voltar. Eu disse: "Não, eu vou trabalhar com a sociedade. Eu acho que o que eu aprendi no setor público eu preciso devolver à sociedade, que, afinal de contas, pagou o meu salário e paga a minha aposentadoria”. E é por isso que a gente faz esse trabalho no Instituto Ipanema já há 13 anos, trabalhando no sentido de qualificar a sociedade, empoderá-la na medida do possível nos diversos aspectos onde a gente tem intervenção: local, nacional e até internacional. INSTITUTO IPANEMA [Fui] fundadora, uma das fundadoras. Os grandes líderes da nossa formação foram o Embaixador Nascimento Silva, que era um especialista em Direito Internacional Ambiental, um internacionalista de primeira linha que o Brasil tinha. Embaixador, membro da carreira diplomática. E o Doutor Vanderbilt de Barros, que foi o primeiro, o fundador do Parque Nacional de Itatiaia, [que] foi o primeiro parque nacional. Então são os nossos avatares, as pessoas que a gente reverencia. E o Instituto foi formado por uma porção de técnicos que hoje integram os seus conselhos. E cada vez mais a gente está trazendo gente jovem. Ali não digo que é um berçário porque são profissionais que estão, ou terminando a faculdade, ou já são formados, estão no nível de fazer pós-graduação em área específica e estão atuando justamente nas nossas missões,...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A dificuldade é o reconhecimento.
Vídeo Texto

Leandro Coutinho da Graça

A dificuldade é o reconhecimento.
O legado da liderança
Vídeo Texto

Eudimar dos Santos Viana

O legado da liderança
Uma engenheira agrônoma no Banco do Brasil
Texto

Eliane Mattioli Alves de Sousa

Uma engenheira agrônoma no Banco do Brasil
Minha vida na Juréia - Sustentabilidade em pauta
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.