Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Manuel Egídio Filho
Por: Museu da Pessoa, 17 de março de 2009

"Não pode ficar com medo"

Esta história contém:

"Não pode ficar com medo"

Vídeo

O meu nome é Manuel Egídio Filho, eu nasci em 11 de abril de 1936, no Estado de Minas Gerais. Vim para cá muito jovem, era garoto ainda, me criei no Rio de Janeiro e servi o Exército aqui.

Antes de entrar para a Petrobras, eu fui funcionário da Refinaria de Manguinhos, da qual saí em meados de 1957, quando fiquei desempregado. Em 1958, comecei a minha carreira na Petrobras. Comecei como auxiliar de segurança industrial, que é o bombeiro de combate a incêndio na Petrobras. Antes de se formar o quadro do Corpo de Bombeiros, eu fiquei três ou quatro meses trabalhando como vigia, mas logo que chegou o engenheiro de segurança, ele me convocou. Eu me orgulho muito em dizer que sou fundador do Corpo de Bombeiros da Reduc [Refinaria de Duque de Caxias]. Na época, era Refrio, Refinaria do Rio de Janeiro, da qual eu tenho um documento. Quando eu falo isso as pessoas perguntam: “Mas como você consegue provar?”. Tem aqui um crachazinho, era a identidade da Petrobras, que registra o cargo de auxiliar de segurança e o número 98, que é a minha primeira matrícula na Petrobras, porque mais tarde veio a ser 510040. Tenho essa identidadezinha, é algo que marca muito, eu devo ser um dos poucos que ainda tem uma desta, eu guardo com muito cuidado.

O pessoal de segurança tinha a preocupação de manter o patrimônio da empresa, que naquele tempo não era nenhum, comparando com o que temos hoje. Era aterro e não tinha nada, estavam construindo, fazendo a sondagem do terreno etc. Quando foi em nove de novembro de 1961 entrou o Refino. A Reduc começou a refinar.

Em 1962, foi criado o Sindicato dos Petroleiros de Duque de Caxias, eu logo me filiei. Em 1964 nós tivemos a revolução, aquele golpe militar, e entrou a ditadura. O sindicato foi cassado, banido, eles prenderam líderes sindicais, alguns fugiram e foi aquela reviravolta danada. O sindicato ficou parado algum tempo, mas depois voltou a funcionar, mas sob vigia, sob a custódia da polícia do...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Privilégio por participar da Petrobras
Vídeo Texto

Maurício França Rubem

Privilégio por participar da Petrobras
Uma outra história sobre a Petrobrás
Vídeo Texto
Vale a pena sempre lutar
Vídeo Texto

Germino Borges dos Anjos

Vale a pena sempre lutar
Alçou voo para defender direitos para o trabalhador
Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.