Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Damião Sousa
Por: Museu da Pessoa,

Histoire de vie

Esta história contém:

Minibiografia

Foi em Rabo de Peixe, uma aldeia de São Miguel, em 1945, que Damião Sousa nasceu. Da ilha recorda a infância que a define como ingénua e sã. Damião sente-se ainda enraizado em São Miguel e é com muito carinho e todos os predicados possíveis que descreve a ilha. Seguindo a tradição familiar, emigrou para o Quebeque deixando para trás a bela ilha, os amigos e a noiva. Contudo, é através de uma procuração que consegue ter de volta a sua amada e casa-se. Hoje sente-se bem integrado na sociedade quebequense. Trabalha no serviço de Geriatria e desde 1992 acumula essa função com a de “enquêteur” (inspector) dos serviços de saúde do Quebeque. Sempre esteve envolvido nas actividades da comunidade portuguesa. Em 1999 assumiu o cargo de director da Casa dos Açores de Montreal.

História de Vida

Identificação

O meu nome é Damião Sousa. Sou natural dos Açores onde nasci em 1945 Emigrei para o Canadá no dia 1 de Junho de 1973.

Migração

"A minha infância foi muito ingénua e sã"

Antes de emigrar vivia em São Miguel, em Rabo de Peixe, a minha freguesia. Aí fiz a minha escola elementar. Depois tive diversas profissões até aos 18 anos de idade. Trabalhei no campo, com as vacas, etc. Depois, decidi ir para o Continente estudar. Fui tirar um curso de Enfermagem e ai permaneci durante seis anos. Já com 23 anos regressei a São Miguel, onde fiz a minha vida militar. Estive três anos obrigatório e aproveitei para continuar o meu curso de Enfermagem, porque eu detestava a tropa. Quando terminei o serviço militar vim para o Canadá, em 1973, no 1º de Junho.

A minha infância foi muito ingénua e sã. Quando digo ingénua e sã é com a gente da freguesia. Gente que tinha um nível cultural baixo. Estudavam até à primária, da 1ª à 4ª classe, e muitos tinham menos do que isso. Foi uma época transitória. Realmente estava habituado a viver naquele sistema médio, mas as minhas aspirações não eram aquelas. Por isso,...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Histoire de vie
Local de produção: Montréal
Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Damião Sousa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Lhistoire de Valéry Posohov écrite par Anton
Texto

Communauté russophone Valery,Posohov

Lhistoire de Valéry Posohov écrite par Anton
Lhistoire de Marusia Wenger écrite par Karyna Alyeksyeyeva
Texto

Communauté ukrainienne Marusia,Wenger

Lhistoire de Marusia Wenger écrite par Karyna Alyeksyeyeva
Mon histoire dimmigration
Texto

Communauté russophone Tatiana,Krouglikova

Mon histoire dimmigration
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.