Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Dora Barão
Por: Museu da Pessoa,

Histoire de vie

Esta história contém:

Minibiografia

Dora Barão nasceu em Ponta Delgada, Açores, em 1959. Ainda criança emigrou para o Canadá, onde durante 20 anos vivia de memórias de um Portugal recôndito. Em 2000, de volta às suas origens, deslumbra-se com nova realidade. Apesar de ter nascido em Portugal, afirma ser “um bocadinho de tudo”, portuguesa, quebequense, montrealesa e canadiana. Para manter as tradições, em casa fala sempre em português. Além disso, sempre se manteve ligada a associações portuguesas. Foi desde secretária a presidente da Associação do Espírito Santo. Depois, esteve uns anos a trabalhar na Casa dos Açores. No Canadá deu continuidade ao seu percurso escolar. Formou-se em Técnica Administrativa e actualmente, exerce as funções de directora de gestão de vendas. Nos seus tempos de lazer, dedica-se à pintura. É casada com um açoreano e juntos tencionam, um dia mais tarde, voltar a Portugal.

História de Vida

Identificação Dora Barão

O meu nome é Dora Barão. Nasci nos Açores, na cidade de Ponta Delgada e sou filha única. Emigrei para o Canadá em 1972.

Migração "Não fui eu que decidi emigrar"

Vim para o Canadá com 11 anos, ia fazer 12. Não fui eu que decidi emigrar. Ainda era criança e andava na escola. Nessa altura, tinha acabado o 1º ano da escola preparatória. Era o equivalente ao 1º ano do secundário do Canadá.

Sentimento de pertença “Sou um bocadinho de tudo”

Apesar de ter nascido em Portugal, em termos de identidade sinto que sou um bocadinho de tudo. Considero-me tanto portuguesa, como quebequién, montrealesa e canadiana. Ainda assim considero-me mais portuguesa, mesmo estando a viver há mais anos no Canadá do que nos Açores. Gosto do Quebeque como se fosse o meu país e todas as vezes que viajo e regresso sinto que é a minha pátria, o meu amor. Contudo, enquanto emigrante guardo no coração aquele amor de onde nasci.

O meu sentimento de pertença mudou ao longo dos anos. Antes, identificava-me mais como...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Histoire de vie
Local de produção: Montr;al
Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Dora Barão

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Lhistoire de Valéry Posohov écrite par Anton
Texto

Communauté russophone Valery,Posohov

Lhistoire de Valéry Posohov écrite par Anton
Lhistoire de Marusia Wenger écrite par Karyna Alyeksyeyeva
Texto

Communauté ukrainienne Marusia,Wenger

Lhistoire de Marusia Wenger écrite par Karyna Alyeksyeyeva
Mon histoire dimmigration
Texto

Communauté russophone Tatiana,Krouglikova

Mon histoire dimmigration
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.