Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Anaori Enawene
Por: Museu da Pessoa, 13 de julho de 2024

Here ehetala sotakatali ehe notana - Como me tornei mestre de cantos

Esta história contém:

Here ehetala sotakatali ehe notana - Como me tornei mestre de cantosAnaori nasceu aldeia Halataikwa durante pescaria do ritual yaõkwa clã towalinere /LOLAHESE, quando ele nasceu as tias e mãe ficaram feliz por ser um menino.

Quando ele completou 5 anos o tio dele levava ele na barragem, primeira vez que ele viu construção de barragem e armadilha de peixe também. Tinha pegava bastante os peixes com ritual yaõkwa. Chegada de aldeia estava tendo ritual yaõkwa tinha dois clãs (KAYROLI é ANIHALI). Nesse tempo ele já era quase um jovenzinho, eles estavam fazendo ritual da roça de mandioca e tio dele morreu.

Os grupos yaõkwa foram para pescaria de barragem e ele foi junto, já sabia pescar. Depois de pegar muitos peixes todos voltaram.

Conta de outra vez que estavam fazendo roça ritual de yaõkwa. Comunidade já tinha crescido muito. Quem organizou esse ritual foi clã Anaoliali. Grupos yaõkwa foram para barragem. Quando voltaram mudaram de aldeia, para um local onde estavam fazendo roça de mandioca. Pajé pegou um cariçu de Enoli Nawe e deu para pai dele, que era cacique. Pai dele guardou o cariçu e fazia oração conversando com Enoli Nawe, e avisou Anaori que ele ia se tornar pajé.

Depois disso ele Anaori começou a se sentir estranho, parecia doente, mas não era doença, ele já estava começando a se tornar pajé. Ele estava solteiro nessa época.

Quando ele era criança ainda, o pai de uma menina (o tio), que também era criança, escolheu ele para casar com sua filha. Quando ele (o futuro sogro) pescava, caçava, sempre trazia alguma coisa para ele (Anaori), para agradar seu futuro genro. Ele (o futuro sogro) faleceu. A futura sogra faleceu também durante ritual kateoko, porque ela mexeu na roça de yãokwa e Iakariti matou ela.

Conta que cresceu e mudou de aldeia. Conta dos aprendizados com Yonãli, que ia no mato, aprender como pegar material para construção de casas, tirar, enrolar e carregar palha de buriti. Diz que é...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Here ehetala sotakatali ehe notana - Como me tornei mestre de cantos
Data: 13 de julho de 2024
Local de produção: Brasil
Personagem: Anaori Enawene
Pesquisador: Charles Pankararu
Entrevistador: Kalaina Enawene
Entrevistador: Olokolikwalose Enawenero
Vídeomaker: Salomanero Enawenero
Vídeomaker: Makoliali Enawene
Vídeomaker: Holikialari Enawene
Vídeomaker: Kamerose Enawenero
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.