Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Kotiro Enawenero
Por: Museu da Pessoa, 23 de julho de 2024

Hahali Iholalali Ehe Akwaha - Meu pai não era venenoso

Esta história contém:

Hahali Iholalali Ehe Akwaha - Meu pai não era venenosoKotiro Enawenero nasceu de cabeça pra baixo, porém quando ela nasceu seu irmão ficou muito bravo, ele queria na realidade era enterrar ela, ele ficou com muita implicância porque ele queria um outro irmão homem pra ter companhia em suas brincadeiras.

Quando Kotiro cresceu ela virou uma criança, quando o Yakaliti (espíritos da terra) bateram nela ela sofreu muito e muito, e chegou quase a morrer, então seu pai fez várias oferendas para esses espíritos para que ela melhorasse, quando ela melhorou ela começou a sair com as amigas e a passear no mato, depois sua vizinha mandou roubar coisas da outra vizinha, ela falou que se ela pegasse a coisa que ela queria ela ia dar bolo de peixe pra ela. Porém a vizinha acabou descobrindo que ela estava pegando as suas coisas e foi conversar com o pai da Kotiro. Ela questionou: “Enquanto eu fazia meu artesanato, ela veio e me roubou, o que estou fazendo tem muito empenho e é pra mim, você precisa orientar ela”.

Kotiro então ficou deitada na rede sentindo muito medo do seu pai, seu pai de fato ficou bastante decepc Kotiro foi crescendo e se transformando em uma moça, ela começou a aprender as danças do ritual das mulheres. Enquanto isso ela foi crescendo e aprendendo como fazer a bebida tradicional, a chicha e também o beiju, todos ensinamentos preciosos que uma mulher deve carregar.

Kotiro mudou de aldeia e enfim ela se transformou em uma moça após menstruar pela primeira vez, e seguir todas as regras de resguardo com um mês de dieta. Após cumpriu isso, o irmão do seu futuro marido veio buscar a sua rede para que ela casasse. Então o seu bebê começou a crescer na sua barriga, depois que o bebê nasceu ela teve uma viagem pra fora da aldeia, bebendo mel na floresta, depois retornaram à aldeia, realizaram ritual, e ela se tornou mãe novamente, porém esse sua nova filha acabou falecendo, passando pra outro mundo.

Então ela visitou a...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Hahali Iholalali Ehe Akwaha - Meu pai não era venenoso
Data: 23 de julho de 2024
Local de produção: Brasil
Pesquisador: Charles Pankararu
Personagem: Kotiro Enawenero
Entrevistador: Wayali Enawene
Entrevistador: Oloriwari Enawene
Vídeomaker: Dodowayate Enawene
Vídeomaker: Kamerose Enawenero
Vídeomaker: Ohataite Enawene
Vídeomaker: Lolawenakwa Enawene
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Fernando Taboada Fontes
Vídeo Texto

Fernando Taboada Fontes

Fernando Taboada Fontes
Pai, eu quero a caneta leve
Vídeo Texto

Romário Gava Ferrão

Pai, eu quero a caneta leve
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.