Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

FATOS REAIS DO COTIDIANO

APRESENTAÇÃO

Os fatos aqui relatados a princípio surrealistas, contradissentes, hilariantes, entristecedores, na realidade estão catalogados nas diversas delegacias de polícia da grande São Paulo, quiçá de todo o país foram e são vividos de formas semelhantes por grande parte da população brasileira refletindo sua verdadeira cosmovisão lembrando-nos de que dentro do vigente sistema político seus protagonistas, além de facilmente influenciáveis por retóricas enganosas, tem o voto igualizado ao seu.

Uma reflexão mais profunda sobre esses fatos, nos leva a meditar sobre os ensinamentos do sábio filósofo Platão (Atenas, 429 a 347 aC) e a indagar se somos merecedores do atual regime político e se algum dia idealizaremos uma democracia mais própria à nossa realidade, começando pelo voto facultativo que impediria que continuássemos votando em alguns “cacarecos”, conforme já ocorreu no estado do Rio de Janeiro em pleno século XX, quando os eleitores elegeram para deputado o hipopótamo do zoológico local batizado pelo nome de Cacareco que alguém, criticando o voto obrigatório, o incluiu na propaganda eleitoral e apesar de comprovada, sua tese foi logo esquecida pois que contrariava e continua contrariando os interesses de muitos.

Seria o reconhecimento do direito fundamental de escolhermos os dirigentes da nação e não o vigente absurdo dever de votar que representa um desrespeito àquele cidadão que não se sentindo apto para essa tarefa, acaba nas mãos dos demagogos que infestam nossas legendas partidárias.

O voto facultativo, há muito adotado pelos norte-americanos, cujo exemplo ao mundo haveria de ser seguido por aqueles que se julgam desenvolvidos, seria bem próximo do ideal se não o abrasileirássemos conforme fizemos com os...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

"O coração da empresa são as pessoas"
Vídeo Texto
Trabalho não mata, o que mata é preguiça
Texto

José de Aguilar Barros Góes

Trabalho não mata, o que mata é preguiça
Interesse pela história de si e de todos
Vídeo Texto
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.