Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem:
Por: , 6 de julho de 2025

Meu sonho é plantar e florir Barcarena!

Esta história contém:

Meu sonho é plantar e florir Barcarena!

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto 30 anos Alunorte

Entrevista de Patrícia Thompson Lima da Conceição Sardinha

Entrevistada por Lígia Scalise

Barcarena, 6 de julho de 2025

Transcrita por Selma Paiva

(00:20) P1 - Patrícia, eu vou pedir para você começar se apresentando, o seu nome inteiro; o dia, mês e ano e cidade que você nasceu. Fala sempre olhando para mim.

R1 - Bom, meu nome é Patrícia Thompson Lima da Conceição Sardinha. Eu nasci no dia 10 de novembro de 1975, em Belém, na Maternidade do Povo.

(00:43) P1 - Quando você nasceu, como que foi o parto? Alguém te contou como foi o dia do seu nascimento?

R1 - O dia do meu nascimento foi bem complicado. Minha mãe sempre fala, né? Que com sete meses ela caiu do tronco de uma árvore e bateu a barriga. Então, quando eu nasci, ela teve as dores de parto, mas o médico dizia que ela não estava grávida, que ela estava com uma gravidez falsa, que não conseguia escutar a criança e sentir a criança. E ela disse que não, que ela tinha certeza de que ela estava grávida. E aí eles resolveram botar no oxigênio. E aí, quando eles oxigenaram, meu coração começou a bater mais forte. E aí eles fizeram o parto. Ela teve o parto cesariano. E ela lembra que, quando eles tiraram de mim, aí eles apertaram, não sei como foi que faz a criança chorar, né? E aí ela disse que ela só via os braços, como se fosse aranha. (risos) Bem fininha, bem pequenininha. Eu nasci tipo raquítica, né? E com a cabeça de um lado deformada, devido ao baque. Ela entende que foi por isso.

(01:56) P1 - Você nasceu de quantos meses?

R1 - Eu estava com sete meses.

(01:59) P1 - Prematura?

R1 - Era, sete meses. Não, eu nasci com nove. Ela caiu com sete. E aí ela conseguiu finalizar a gestação, mas sempre com muitas dores, sempre passando mal e indo para o hospital. E uma dessas vezes ela teve a dor do parto. Ela acha que eu nasci antes do tempo, porque era para eu nascer depois. Eu nasci nesse dia, 10 de novembro. E aí ela disse que...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.