Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Nivaldo Costa Pedro
Por: Nivaldo Costa Pedro, 8 de julho de 2024

Eu, por mim mesmo

Esta história contém:

Eu, por mim mesmo

Minha história

Sou um vencedor e privilegiado.

Privilegiado porque, a despeito de muita coisa, conquistei mais do que preciso, entretanto, muito menos do que mereço ou quero. Sou formado em engenharia e administração. Escrevi um livro, plantei árvores e tenho duas filhas.

Sou filho primogênito de Newton Costa Pedro e Iva Gama Costa Pedro. Neto, por parte de pai, de Augusto Pedro, ex- marceneiro, e de Georgina da Costa, ex-dona de casa. Por parte de mãe, sou neto de Lázaro Gama, ex-ferroviário da antiga Cia Mogiana, e de Virginia Ferraz Gama, ex-dona de casa. Todos de Campinas, SP., e sou casado com Elizabeth dos Anjos Costa Pedro, advogada militante e combatente.

Minha primeira infância foi passada na cidade de Guarulhos, Grande São Paulo, no bairro de Vila Augusta, e desta época, minha memória dispersa, recorda que morávamos num modesto quarto, com parte da mobília formada por caixotes, destes que os feirantes usavam para transportar mercadorias. Residíamos próximo da via férrea da antiga E.F. Cantareira, e me recordo bem que ao final do dia, ouvia os compassos da Maria Fumaça se aproximando da estação de Vila Augusta, cujo chefe era o “Seu” Assis. Pouco tempo depois ouvia o sonoro e saudoso “piuuuuíííííííí”, anunciando a partida do trem, da estação de Vila Augusta, rumo à última parada: Estação de Guarulhos. Enquanto o trem seguia, e o som de seu compasso se perdia na curva, ao passar pela Av. Guarulhos, que à época não passava de uma estradinha, eu ouvia um assovio fino e comprido: era meu pai, assoviando da estação anunciando seu retorno para casa após mais um dia de labuta. Também me lembro, e talvez seja essa minha mais remota memória, de um certo dia ver vários aviões, modelo “Téco-téco “, que passaram ao longo do dia distribuindo umas flamulazinhas de alumínio, com algumas...

Continuar leitura
Palavras-chave: desafio5dias

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

#DESAFIO5DIAS          1984
Texto

Maria Cristina Hennes

#DESAFIO5DIAS 1984
Pedaços de mim
Texto

Dagmar Santana de Jesus

Pedaços de mim

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.