Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 19 de março de 2007

Eduardo Moreira da Luz

Esta história contém:

Eduardo Moreira da Luz

Vídeo

Eu me chamo Eduardo da Luz Moreira, nome artístico Eduardo Moreira. Sou de 30 de março de 1961 e nasci no Rio de Janeiro. Minha formação vem de vários cursos. Eu sou um dos fundadores do Grupo Galpão, que completa esse ano 25 anos. O Galpão foi fundado em 1982. Antes disso, a minha formação veio muito do teatro em universidade e movimento estudantil. Eu fiz faculdade de filosofia e comecei a fazer teatro com o movimento estudantil, dentro da universidade. A partir daí, comecei a fazer teatro profissional e semi-profissional no final da década de 70, em Belo Horizonte. Meu pai foi trabalhar em Belo Horizonte em 1974. Fui com 13 anos de idade. Passei minha infância no Rio. Segundo grau, estudei em Belo Horizonte. Comecei minha carreira artística lá. Primeiro dentro da Universidade, depois através de cursos. Comecei no teatro profissional até fundar o Galpão. A minha história se confunde muito com a história do próprio Galpão. Eu trabalhava muito com teatro. Tinha grupos de teatro, na época, muito ligado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, em Belo Horizonte, na época do regime militar – era um centro de resistência muito forte. Era um momento em que a sociedade começava a poder se expressar aos poucos. Então, a minha formação teatral e artística vem muito daí. O Galpão foi assim: em 1982, vieram dois diretores de uma companhia alemã, que existe até hoje chamada Teatro Livre de Munique. Eles vieram a Belo Horizonte a convite do Goethe-Institut. Eles deram uma oficina de duas semanas no Teatro Marília. Isso foi em março. Em julho, eles voltaram para uma oficina de um mês, em Diamantina – uma cidade histórica do interior de Minas –, no Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais. Fizemos uma oficina de rua durante um mês com esses dois diretores. Nos meses de agosto, setembro e outubro, nós montamos o espetáculo “A Alma Boa de Setsuan”, do [Bertold] Brecht. Era um grupo de nove atores....

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.