Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 17 de março de 2009

“Eu sou da Petrobrás"

Esta história contém:

“Eu sou da Petrobrás"

Vídeo

Meu nome é Argemiro Pertence Neto. Nasci no Rio de Janeiro, em 30 de dezembro de 1947, no século passado. Eu sou engenheiro mecânico. Trabalho na construção de uma planta siderúrgica no Rio de Janeiro, da Thyssenkrupp, uma empresa alemã.

Para ser sincero, nunca fui muito afeito a sindicatos. Uma questão pessoal mesmo, porque eu me afirmei como gente na ditadura e sindicatos não eram bem vistos, isso de alguma forma me influenciou. Procurei ficar longe deles, não contra as pessoas, mas contra a estrutura, porque poderia trazer algum tipo de risco, para mim ou para os meus. Assim que se findou a ditadura, se iniciou a chamada Nova República, que viria com o Tancredo Neves, e se marcou uma data para se fazer, no Brasil, uma nova Constituição, porque a que havia era da ditadura. Uma das questões que a Constituição nova iria abordar e, de fato, fez, era a questão do monopólio estatal do petróleo. Nessa constituinte nova, concluída em 1988, o monopólio do petróleo da União Federal foi alçado a item constitucional. Antes era só parte de uma lei ordinária, lei nº. 2004 do Getúlio Vargas. Na década de 1980, esse assunto foi alçado a preceito constitucional. Eu era empregado de uma empresa de petróleo, a única do Brasil. A única não, a maior, havia menores: uma no Rio, a Refinaria de Manguinhos, e uma lá no Sul, em Porto Alegre, que se chama Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Mas eram pequenas e congeladas naquele tamanho, não podiam crescer porque só a União podia exercer negócio de petróleo no Brasil e, para tal, a União criou a Petrobras. Eu era empregado concursado desta empresa de petróleo da União que exerceria, por Constituição, esse monopólio. Comecei a pensar na questão e falei: “Puxa, isso é um privilégio, uma honra estar num lugar desses, numa hora dessas”. E conversando, fui descobrir que havia perto de mim, colegas meus, engenheiros como eu, que eram associados de um grupo chamado Associação dos Engenheiros...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Fazzio, engenheiro mecânica
Vídeo Texto

Sérgio Augusto Fázzio

Fazzio, engenheiro mecânica
Tudo tem sua hora e sua vez
Vídeo Texto

Alfeu de Melo Valença

Tudo tem sua hora e sua vez
Marcos Isaac Assayag
Vídeo Texto

Marcos Isaac Assayag

Marcos Isaac Assayag
Ricardo Juiniti Bernardo
Vídeo Texto

Ricardo Juiniti Bernardo

Ricardo Juiniti Bernardo
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.