Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Vanessa Jorge Gasparini, 12 de julho de 2025

A saga do ar condicionado

Esta história contém:

A saga do ar condicionado

Vídeo

eu só Vanessa e eu queria contar com minha vó tá ficando com calor ela vai pensar que ela não gosta de ar condicionado ela se recusa a gente nesse verão depois que você não passou né que o Porto Alegre sensação de 45° sendo a nossa casa e ver muitos estão tendo que dizer para nós assim não eu não vou sair de casa mas eu não vou pegar e comprar um ar-condicionado e chegou um ponto então e sustentável de nós 18 m 8 m 5 se juntaram mais duas filhas para fazer uma força-tarefa e nesse verão que vem comprar um ar-condicionado para ela é um pouco triste a frustração dela a gente leva tempo atrás com ventilador para gente conseguir todo mundo dor de água mas esse ano a gente Tomou apavorada porque dentro da nossa própria casa lá Passando mal demais e eu entendo necessidade do ar-condicionado mas é muito frustrante ver que ela por causa do calor ela não tem nem autonomia de usar um ventilador assim mas ela perdeu o ventilador não isso aqui tá toda nossa família na verdade porque não é como se eu tivesse dinheiro para bancar um ar-condicionado e toda a luz do ar condicionado ele puxar né mas a gente tá tendo que se juntar geral para realmente comprar um aro pagar instalação talvez que se divide para pagar a luz assim porque ela conversando ele não consegue ficar dentro de casa sem quase desmaiei assim e aí é um pouco triste porque tem a questão de que nossa saúde a coisa mais importante para ela ela tem que tipo não eu não gosto eu quero um ventilador ela não poder ter mais um ventilador para lá tem um pouquinho mais qualidade de vida num calor infernal de Porto Alegre

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.