Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

A “ HISTÓRIA” DA HISTÓRIA NA MINHA VIDA

Esta história contém:

Meu nome é Alberto Francisco Lazer, nasci no dia 1º de agosto de 1955, que foi a madrugada mais fria do século XX em São Paulo.

Nasci bisneto de um francês com uma austríaca, neto de um alemão com uma malaguenha (espanhola) por parte de pai, e de austro-húngaros com alemães por parte de mãe, e filho de José Lazer e Izolda Dobke.

Posso dizer que nasci na Penha, na rua Padre João, na casa de minha avó, onde meus pais moravam. Bairro este pelo qual sou apaixonado, e costumo dizer que antes de ser paulista sou “penhense”.

Na verdade nasci no Hospital São José do Brás. Mudei, aos 4 anos de idade, para um bairro próximo. Fui alfabetizado pelo meu pai, que durante o trabalho aproveitava para me alfabetizar, já que trabalhava em casa. Eram pespontadores, ou seja, traziam o corte do sapato para costurar, e depois devolviam para a fábrica, que dava o acabamento final.

Aos 6 anos, como não tinha idade para entrar no primeiro ano primário em uma escola pública, fui para uma escola de fundo de quintal, em que em uma mesma classe - na verdade sala de uma casa-, ensinava-se para alunos das 4 séries primárias.

No segundo ano primário fui para uma escola municipal e terminei cursando todo o 1º grau no Externato São Vicente de Paulo, um colégio de freiras que eu odiava. Para prosseguir com os estudos no nível II, o Ginásio na época, tive que enfrentar um vestibulinho. Como as escolas particulares eram mais fracas que as públicas, tive que passar as férias toda estudando, assim ingressei no Colégio Estadual Profº Gabriel Ortiz, onde estudei até o 3º ano colegial. O sonho dos meus pais era que eu fosse médico. Como não tinham condições financeiras para isso, desejavam que eu entrasse na carreira militar, desta forma teríamos condições para tal estudo. Cheguei até mesmo a ter um militar graduado como pistolão, (como eram chamadas as pessoas que faziam indicação para o exército) para ingressar como cadete da aeronáutica. No...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: A “ HISTÓRIA” DA HISTÓRIA NA MINHA VIDA
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Circe Maria Fernandes Bittencourt
Áudio Vídeo Texto
Marlene Rosa Cainelli
Vídeo Texto

Marlene Cainelli

Marlene Rosa Cainelli
Inclusão e acessibilidade no ambiente escolar
Texto
Marcos Antônio Silva
Áudio Vídeo Texto

Professor Marcos Antônio Silva

Marcos Antônio Silva
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.