Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Claudio Mucke
Por: Museu da Pessoa,

A Expansão da Ambev

Esta história contém:

A Expansão da Ambev

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Nome, data e local de nascimento Meu nome é Claudio Mucke. Eu nasci em Salto de Jacuí, em 2 de janeiro de 1973.

TRABALHO Ingresso na empresa/Trajetória profissional Completei dez anos de Companhia neste ano, em 2006. Eu entrei como Operador. Em entrei na empresa Brahma em Montenegro. Eu não conhecia nenhuma pessoa da Companhia. Era meu primeiro emprego, mas eu achei muito legal trabalhar lá. Havia conversado com outras pessoas sobre outras empresas e eu achei bem melhor trabalhar em uma empresa bem estruturada, no caso. Quando eu entrei na Companhia, eu fui trabalhar na linha de vidro retornável, eu fiquei revisando as garrafas que passavam cheias. Eu ficava revisando, nessa fábrica a gente não tinha inspetor eletrônico. Basicamente era esse meu serviço, revisar garrafas. Lá em Montenegro havia uma fábrica da Antarctica também. Quando fechou a Brahma em Montenegro eu vim transferido aqui para Sapucaia do Sul. Foi um grande desafio pra mim no ano passado quando eu fui convocado pra uma missão internacional. Eu fui pra República Dominicana ajudar a alavancar uma linha de produção lá, ajudar a treinar novos operadores. Pra mim foi surpreendente, nunca tinha imaginado sair fora do Brasil, pra mim foi espetacular. Lá é cerveja, cervejaria. Mas tem muito a ver com a minha linha aqui de vidro, que é retornável, as mesmas máquinas, inspetora eletrônica que eu trabalhei, enchedora também. Eu pensei que seria mais difícil, mas não foi tanto, porque o pessoal de lá também é bem compreensível, eles aceitaram muito bem isso aí, eles ajudaram na comunicação, isso foi muito importante porque espanhol não é meu forte. Mas a gente acabou se entendendo. Fiquei um mês lá. Lá eles produzem a cerveja Brahma. Tem uma outra fábrica, da Pepsi, mas eu não cheguei a conhecer. Ela produz os refrigerantes. Nessa que eu fui era só Brahma. Daqui do sul, fui só eu. Foi gente de São Paulo, Ceará, Pernambuco, Bahia, de...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 – Boa noite!

R – Boa noite!

P/1 – Você poderia falar seu nome completo, data e local de nascimento?

R – Meu nome é Cláudio (Munck?), eu nasci em Salto de ______, em 2 de janeiro de 1973.

P/1 – Quanto tempo faz que você trabalha na companhia?

R – Completei dez anos esse ano.

P/1 – Quando você entrou, qual era a sua função quando você entrou?

R – Eu entrei como operador. Em entrei na empresa Brahma em Montenegro.

P/1 – Como era a Brahma quando você entrou? Era como você esperava, você já conhecia um pouco do que as pessoas falavam?

R – Não, eu não conhecia, era meu primeiro emprego, mas eu achei muito legal trabalhar lá. Havia conversado com outras pessoas sobre outras empresas e eu achei bem melhor trabalhar em uma empresa bem estruturada, no caso.

P/1 – Você podia contar um pouquinho o que você fazia quando entrou?

R – Quando eu entrei na companhia, eu fui trabalhar na linha de vidro retornável, eu fiquei revisando as garrafas que passavam cheias. Eu ficava revisando, nessa fábrica a gente não tinha inspetor eletrônico. Basicamente era esse meu serviço, revisar garrafas.

P/1 – Era em Montenegro?

R – Montenegro.

P/1 – E em Montenegro também tinha Antártica?

R – Tinha Antártica também.

P/1 – E como era? Era uma rivalidade?

R – Sim, existia rivalidade. Principalmente final de semana que a gente jogava futebol, existia bastante rivalidade.

P/1 – Vocês jogavam Brahma contra Antártica?

R – Sim, a gente jogava, tanto no campo deles como no campo nosso também. Tinha rivalidade entre as duas empresas.

P/1 - E era todo fim de semana?

R – Quase todos, quase todos a gente se reunia pra jogar.

P/1 – Existia essa rivalidade, mas na casa de quem trabalhava na Antártica e de quem trabalhava na Brahma, os produtos eram separados mesmo, tipo Brahma e Antártica?

R – Eu não tinha amizade mais profunda com alguém que trabalhasse na Antártica, eu não saberia dizer isso daí.

P/1...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Do Acre aos Aces: as conquistas do Capitão da Seleção
Vídeo Texto
O centenário das regatas do Flamengo
Vídeo Texto
A política e a Vale
Vídeo Texto

Olímpio Pires Guerra

A política e a Vale
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.