Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Luis Francisco Barbosa Freitas, 5 de setembro de 2024

A Enchente de Maio de 2024 - Minha Percepção e Vivência - Parte I

Esta história contém:

2

Passo a narrar minhas vivências na grande enchente de maio de 2024 no Rio Grande do Sul. A História será narrada em duas partes.

###########################################################

2024

O Ano Em Que Naufragamos

O Contexto

Se considerarmos o lugar onde andamos vida à fora e onde desenvolvemos nossas atividades cotidianas como um imenso navio, podemos dizer que ele naufragou nos primeiros dias do mês de maio de 2024. As centenas de milhares de navegantes foram condenados à uma descida obrigatória, quase como andar pela prancha de uma velha escuna pirata num pulo às escuras, numa incerta e vertiginosa queda.

Já se contam dezenas de mortos, (74vitimas fatais até as 20 h de domingo} e um número inexato de desaparecidos. Esses números são multiplicados por milhares quando se trata de desabrigados e que ficaram expostos ao rigor da enchente, aguardando ajuda, sendo ajudados e desembarcando violentamente desse cruzeiro de horrores.

A contar das primeiras regiões do alto da serra gaúcha, uma sequência de eventos hidrográficos, geológicos e pluviométricos de grandeza nunca vistas, acabou por atingir toda a bacia hidrográfica do Rio Grande do Sul, estado que recém começava a se recuperar de eventos semelhantes, porém, de monta menor ocorridos no ano de 2023, nos meses de setembro e novembro, onde a região mais atingida foi a central e a norte. Dessa vez o impacto foi geral, colapsando cidades inteiras, interrompendo desde pequenos acessos secundários, estradas estaduais e vias federais. Viadutos, pontes, taludes e diversos outros mobiliários importantes para o deslocamento ruíram ou estão condenados e bloqueados ao trânsito veicular. Desta forma a ajuda terrestre não pode chegar à muitos lugares, restando este trabalho a pequenos barcos ou helicópteros.

Até o meio dia de hoje, 05 de maio, muitos lugares continuavam isolados e, apenas monitorados pois o acesso ainda era difícil ou impossível para o momento, pois não há...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.