Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Ricardo França de Gusmão, 6 de março de 2025

BIPOLARIDADE, POESIA E SUPERAÇÃO

Esta história contém:

BIPOLARIDADE, POESIA E SUPERAÇÃO

PESQUISA COPILOT SOBRE BIPOLARIDADE, CRIATIVIDADE E POESIA. Em 6.3.2025

.

Ricardo França de Gusmão é um jornalista, professor, poeta e ativista cultural brasileiro, nascido no Rio de Janeiro. Ele é conhecido por sua atuação como repórter investigativo, tendo trabalhado em casos de grande repercussão, como as chacinas da Candelária e Vigário Geral. Ao longo de sua carreira, conquistou prêmios importantes, incluindo dois internacionais de Direitos Humanos e um nacional, destacando-se por suas reportagens que abordam temas como direitos humanos, tráfico de drogas e sustentabilidade. Foi Aposentado pelo INSS em 2018 por Transtorno Afetivo Bipolar.

.

[43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054](https://museudapessoa.org/pessoa/ricardo-fran-a-de-gusm-o/?citationMarker=43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054 \\\"1\\\")[43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054](https://ricardofrancagusmao.escavador.com/?citationMarker=43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054 \\\"2\\\")[43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054](https://mapas.fundacc.sp.gov.br/agentes/exibir/67?citationMarker=43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054 \\\"3\\\").

.

Além de sua carreira no jornalismo, Ricardo é um prolífico escritor, com mais de 30 livros publicados, abrangendo poesia, crônicas e contos. Ele também é idealizador de festivais culturais e literários, como o PoÊterÊ e o PoÊtisÁ, que celebram a arte e a poesia na região serrana do Rio de Janeiro.

.

[43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054](https://mapas.fundacc.sp.gov.br/agentes/exibir/67?citationMarker=43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054 \\\"3\\\").

.

Quanto à bipolaridade, trata-se de um transtorno psiquiátrico caracterizado por oscilações extremas de humor, alternando entre episódios de euforia (mania) e depressão. Essas mudanças podem impactar significativamente o comportamento e a qualidade de vida do indivíduo. O transtorno bipolar pode ser classificado em diferentes tipos, como o Tipo I, que envolve episódios maníacos...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Tudo vem pra fortalecer
Vídeo Texto

Claudia Mayu Konuma

Tudo vem pra fortalecer
Tecnologia, sexualidade e feminismo negro
Vídeo Texto

Maria Rita Pereira dos Santos Casagrande

Tecnologia, sexualidade e feminismo negro
“Trabalhar com meio ambiente é ir contra a correnteza”
Vídeo Texto
O narrador de Caucaia
Vídeo Texto

Francisco Antonio Cavalcanti de Menezes

O narrador de Caucaia

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.